terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Auto Retrato
É bom olhar pra trás e admirar a vida que soubemos fazer. É bom olhar pra frente, é bom nunca é igual. Olhar, beijar e ouvir, cantar um novo dia nascendo... (Nando Reis)
É bom concluir etapas que nos propusemos cumprir! É bom saber que no momento fizemos o melhor! É bom perceber que se formos fazer amanhã, faremos melhor ainda...
As Oficinas do Gestar 2009 foram muito proveitosas. Nos proporcionou reflexões que nos fizeram crescer profissionalmente. Tivemos a necessidade de pesquisar e estudar mais, muito mais. Os nossos cursistas foram maravilhosos, cumpriram com as tarefas solicitadas com muita vontade, isso é gratificante. É gratificante percebermos o professor querendo mudar as suas aulas, querendo alcançar objetivos. Tudo isso é mudança proporcionada pelo Gestar.
Que Gestar é esse que nos eleva a auto-estima, que nos faz acreditar que podemos? Não imaginei que em tão pouco tempo, em meio a oficinas muito próximas, conseguiríamos desenvolver um trabalho com qualidade. Corri muito, fui a várias escolas, vi, discuti, refleti realidades distintas e resultados parecidos. Sei que não fui perfeita, mas quem disse que busco a perfeição? Quero ter sempre a consciência tranquila de que nesse momento, faço o melhor. Se tenho que me dar uma nota, acredito que oito é merecido, pois apesar dos erros, chego ao final dessa etapa com a sensação de dever cumprido e o desejo de que no próximo ano possa sentir a alegria de saber que fiz melhor que no ano anterior.
Valeu à pena! Ô se valeu!! Posso dizer que estou feliz!
Oficina TP2 unidade 6
E veio a Gramática com toda a sua imponência trazendo mudanças...
A Oficina foi muito criativa, no primeiro momento usamos o vídeo "Aula de Português”, sobre a reforma ortográfica, o que nos proporcionou uma excelente reflexão.
Convidamos os cursistas para refletirem sobre a postura do professor de Língua Portuguesa, em sala de aula:
- quais estratégias utilizadas para que o aluno leia, entenda e aplique as recomendações que são sinalizadas no texto dele?
- Que importância é dada às atividades de análise linguística? E como deve ser o trabalho com a gramática?
Depois que os professores refletiram a respeito da gramática, o seu ensino e o seu uso, fizemos a leitura do texto de referência e passamos a discutir a respeito dos tipos de gramática e ensinos. Sistematizamos com textos de Sírio Possenti, Mikhail Bakhtin e Luiz Carlos Travaglia.
As discussões foram muito proveitosas, pois nos proporcionou um momento de grande interação. Conhecemos através das colocações, que muitos mitos são criados em torno do ensino da Gramática. Alguns colocaram que muitos alunos não vêem necessidade de estudar gramática, pois não condiz com a sua realidade, outros que não precisam usá-la, pois na vida que levam a gramática que usam é suficiente. Sabemos que os problemas existem, mas conhecer a gramática de sua Língua é um direito de todo cidadão.
Concluímos o nosso trabalho com a certeza que pouco fazemos, mas descobrimos que com o Gestar encontramos alternativas para melhorar a nossa prática pedagógica.