terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Oficina TP2 unidade 6


E veio a Gramática com toda a sua imponência trazendo mudanças...

A Oficina foi muito criativa, no primeiro momento usamos o vídeo "Aula de Português”, sobre a reforma ortográfica, o que nos proporcionou uma excelente reflexão.
Convidamos os cursistas para refletirem sobre a postura do professor de Língua Portuguesa, em sala de aula:
  • quais estratégias utilizadas para que o aluno leia, entenda e aplique as recomendações que são sinalizadas no texto dele?
  • Que importância é dada às atividades de análise linguística? E como deve ser o trabalho com a gramática?

Depois que os professores refletiram a respeito da gramática, o seu ensino e o seu uso, fizemos a leitura do texto de referência e passamos a discutir a respeito dos tipos de gramática e ensinos. Sistematizamos com textos de Sírio Possenti, Mikhail Bakhtin e Luiz Carlos Travaglia.
As discussões foram muito proveitosas, pois nos proporcionou um momento de grande interação. Conhecemos através das colocações, que muitos mitos são criados em torno do ensino da Gramática. Alguns colocaram que muitos alunos não vêem necessidade de estudar gramática, pois não condiz com a sua realidade, outros que não precisam usá-la, pois na vida que levam a gramática que usam é suficiente. Sabemos que os problemas existem, mas conhecer a gramática de sua Língua é um direito de todo cidadão.
Concluímos o nosso trabalho com a certeza que pouco fazemos, mas descobrimos que com o Gestar encontramos alternativas para melhorar a nossa prática pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário