A oficina de avaliação foi muito proveitosa, possibilitou aos professores discussões a respeito das múltiplas perspectivas para o processo avaliativo e como usar os resultados das avaliações internas e externas para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem nas escolas. Para tanto, sugerimos inicialmente alguns eixos que, do nosso do ponto de vista, são fundamentais para o debate sobre currículo com a finalidade de que professores gestores e demais profissionais da área educacional façam reflexões sobre concepção de avaliação, relacionando-as a sua prática. Percebemos a real importância de que é preciso olhar de perto a escola, seus sujeitos, suas complexidades, rotinas, fazer as indagações sobre suas condições concretas, sua história, seu retorno e sua organização interna.Tornou-se fundamental, com essa discussão, permitir que todos os envolvidos questionassem sua prática, percebendo que é urgente buscar novas possibilidades sobre avaliação: o que é? Para que serve? A quem se destina? Foi mais uma vez muito prazeroso participar desse momento de aprendizado junto com o professor cursista. É gratificante saber que estamos conseguindo fazê-los perceber e levar em consideração que o processo educativo é complexo, marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais. Entendendo que esse processo avaliativo não pode ser analisado fora da interação dialógica entre escola e vida, considerando o desenvolvimento humano, o conhecimento e a cultura. Partindo dessa reflexão, significa saber que existe pontos de aproximação como, por exemplo, escola inclusiva, valorização dos sujeitos e do processo educativo.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário