A Oficina do TP4 Unidade 14 foi muito movimentada, estudamos e discutimos as diferenças entre letramento e alfabetização; conceitos de analfabetismo; alfabetismo, iletrado; o processo de letramento; importância da cultura; papel do professor e da escola. Possibilitando ao professor cursista reflexões a respeito de letramento levantando considerações dentro dessa perspectiva, relacionando as características, finalidade, linguagem, entre outros das situações de uso da língua.
Foram analisados textos diversos, inclusive o texto de Referência do TP4 (p. 54 e 55), analisamos também “Avançando na Prática” e AAAs correspondentes à unidade estudada na Oficina, observando de que forma as atividades contemplam a proposta do letramento. Depois de todo estudo teórico proporcionado, planejamos em grupos atividades para os nossos alunos, contemplando da 5ª a 8ª série, onde foram observadas diversas situações de letramento a que estamos submetidos durante todo o tempo, refletindo sobre como a escola se comporta diante dessa proposta.
Foram analisados textos diversos, inclusive o texto de Referência do TP4 (p. 54 e 55), analisamos também “Avançando na Prática” e AAAs correspondentes à unidade estudada na Oficina, observando de que forma as atividades contemplam a proposta do letramento. Depois de todo estudo teórico proporcionado, planejamos em grupos atividades para os nossos alunos, contemplando da 5ª a 8ª série, onde foram observadas diversas situações de letramento a que estamos submetidos durante todo o tempo, refletindo sobre como a escola se comporta diante dessa proposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário