quinta-feira, 17 de setembro de 2009

TP3 Unidade 10

A Oficina do TP3 Unidade 10 – Gêneros Textuais do Programa Gestar II proporcionou aos professores um momento de aprendizado significativo.
Realizamos o trabalho de forma dinâmica e interativa diante da dificuldade do cursista em identificar e classificar Gêneros textuais.
Foi muito importante percebermos que professores ainda possuíam saberes em torno da classificação dos gêneros textuais como narrativo descritivo etc. Isso me dá a tranqüilidade de afirmar que o Programa Gestar tem realmente trazido melhoria na qualidade de ensino da escola pública do nosso país.
Fizemos leituras diversas, estudamos o texto de Referência do TP e percebemos a real necessidade de adotarmos a concepção de que nosso desempenho lingüístico se dá por textos. Por isso, apontamos para duas direções: A abordagem do texto na sua dimensão social e cultural o que leva a classificá-lo quanto ao gênero, e assim analisarmos os textos quanto às suas funções culturais e sociais. E A abordagem na dimensão informacional levando-os à classificação de tipos textuais, tema esse que será abordado em mais uma oficina.
Além disso, discutimos e analisamos textos diversos, dessa forma criamos um espaço de troca de ideias e experiências muito significativas para minha história educacional e com certeza para todos os cursistas presentes.
Deu trabalho, mas valeu à pena estudar e realizar essa oficina, ô se valeu!!

2 comentários:

  1. Selma, como os cursistas receberam o TP3, questionaram a sequência proposta? Quais argumentos você utilizou para justificar tal alteração? Eles se convenceram? Qual a importância desse momento inicial para o desenvolvimento das prátcas pedagógicas subsequentes? Querida, fale-me um pouco mais sobre a importância do estudo de gêneros textuais/letramento/texto para o cotidiano do professor de LP. Bjks

    ResponderExcluir